quinta-feira, agosto 26, 2010

Como saber que você cresceu?


Uma pergunta que de vez em quando me circula: será que cresci?
Quando eu digo, cresci, quer dizer se cresci emocionalmente.
Normalmente eu não perceberia isso se não fosse por um detalhe: estar estampado na minha alma que cresci.
Mas como?
Cada vez mais eu vejo o que importante para vida e o que não é. O que antes me deixava aflita, hoje vejo com mais calma.
Amo ir a praia, ler um livro, ficar na internet, sair por aí sem hora. Mas também adoro ter responsabilidades como estudar e trabalhar. Gosto do meu jeito de ser, das minhas roupas, da minha atitude. Antes queria agradar, ser vista, ser comentada. Hoje tenho uma calma peculiar, daquelas que te traz alivio. Me sinto segura, sei o que é bobagem, sei como me portar...e tudo isto com uma liberdade que antes não tinha, ou pelo menos não enxergava que tinha.
Me sinto viva, verdadeira e cada vez mais quero distância do que me faz mal. Antes queria melhorar isto, trazer todos para meu redor...e para que? só para dizer que venci.
Hoje tenho as coisas, faço as coisas e não me gabo. Antes, a vontade era de falar para o mundo cada alfinete que ganhava.
Mas, porque destas mudanças? Simplesmente porque estou vivendo, aprendendo e me aperfeiçoando.
Antes não entendia uma coisa primordial: que para ser livre não é necessário ter dinheiro, maior idade e não falar para onde se vai. Para ser livre, na verdade, tem a ver com a liberdade da alma, da felicidade plena das suas ações.
E então, volto a pergunta: Será que creci? Respondo: sim e a cada dia cresço mais!
E você? Já sabe se você cresceu?

Texto: Alessandra Santos
Pesquisa: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário